A 7ª edição da Mostra de Filmes Francófonos acontece de 21 a 28 de março no Cine Arte UFF, no Cinemaison e na Aliança Francesa de Botafogo, em comemoração ao mês da Francofonia. Evento anual que tem o objetivo de divulgar as culturas dos diferentes países que integram a Organização Internacional da Francofonia, com sede em Brasília (OIF). A mostra traz uma seleção de filmes inéditos, para destacar a pluralidade da língua francesa e sua influência cultural.

Confiram a programação:

SARAH INTERPRETA UM LOBISOMEN (Sarah joue un loup-garou)
2017 / 86 min / Suíça / Drama
De Katharina Wyss.
Com Manuela Biedermann, Michel Voita e Sabine Timoteo.
Sarah, 17 anos, dá corpo e alma no palco do teatro. Ela tem algo que suspende o tempo quando se transforma. Mas o que está por trás da presença marcante de Sarah? É um segredo obscuro que ela tenta expressar, à procura de um amigo em que possa confiar. Mas quanto mais Sarah demonstra esse desejo, mais afasta pessoas que desejam se aproximar dela.

Sessões:
● Dia 23, sexta, 21h, no Cine Arte UFF
● Dia 26, segunda, 20h, no Cinemaison

—————–

PACIENTES (Patients)
2016 / 110 min / França / Drama
De Grand Corps Malade e Mehdi Idir.
Com Pablo Pauly, Soufiane Guerrab e Moussa Mansaly.
Ben chega a um centro de reabilitação depois de um grave acidente, incapaz de realizar atividades básicas. Seus novos amigos também carregam suas desvantagens. Juntos eles vão aprender a ter paciência. Eles vão resistir, se vangloriar, engajar, seduzir, mas especialmente encontrar a energia para reaprender a viver. Patients é a história de um renascimento, de uma viagem caótica feita de vitórias e derrotas, de lágrimas e risos, mas principalmente de encontros: nós não nos curamos sozinhos.

Sessões:
● Dia 26, segunda, 21h, no Cine Arte UFF
● Dia 28, quarta, 19h, na Aliança Francesa de Botafogo

—————–

CESSAR FOGO (Cessez le feu)
2016 / 103 min / França / Drama
De Emmanuel Courcol.
Com Romain Duris, Céline Sallette e Grégory Gadebois.
No início dos anos 20, Georges Laffont, traumatizado pelos horrores da Primeira Guerra Mundial, decide mudar de vida e ir para África Ocidental, em companhia do artista Diofo, que também sobreviveu à grande guerra. Georges retorna a Paris com uma carga de máscaras tribais para encontrar seu irmão Marcel, veterano de guerra que vive com a sua mãe. Tentando desesperadamente se livrar do trauma, Georges encontrará conforto em Hélène, uma professora de linguagem de sinais.

Sessões:
● Dia 22, quinta, 19h, na Aliança Francesa de Botafogo
● Dia 26, segunda, 13h, no Cinemaison
● Dia 28, quarta, 21h, no Cine Arte UFF

—————–

A GAROTA OCIDENTAL – ENTRE O CORAÇÃO E A TRADIÇÃO (Noces)
2016 / 98 min / Bélgica / Drama
De Stephan Streker.
Com Lina El Arabi, Sébastien Houbani e Babak Karimi.
Zahira é uma jovem paquistanesa que vive na França. Acostumada ao estilo de vida ocidental, a garota entra em conflito com os costumes familiares quando seus pais apresentam três desconhecidos e exigem que ela escolha um deles como marido. Orientada por seu irmão e confidente Amir, mas indecisa entre seu coração e suas tradições, Zahira deve tomar uma decisão que pode mudar a vida de todos.

Sessões:
● Dia 25, domingo, 21h, no Cine Arte UFF
● Dia 26, segunda, 18h, no Cinemaison
● Dia 27, terça, 19h, na Aliança Francesa de Botafogo

—————–

WALLAY
2017 / 84 min / Burkina Faso, França / Drama
De Berni Goldblat.
Com Makan Nathan Diarra, Ibrahim Koma, Hamadoun Kassogué.
Ady tem 13 anos e não escuta mais seu pai que cria-lo sozinho. Seu pai, no limite dos seus recursos, resolve confiar Ady ao seu tio durante o verão. O tio Amadou e sua família vivem do outro lado do mediterrâneo em Burkina Faso. Lá, 13 anos é a idade para se tornar um homem, mas Ady que acha que está de férias, não vê as coisas dessa maneira…

Sessões:
● Dia 26, segunda, 13h, no Cinemaison
● Dia 27, terça, 21h, no Cine Arte UFF

—————–

A PAIXÃO DE AUGUSTINE (La passion d´Augustine)
2015 / 103 min / Canadá / Drama
De Léa Pool.
Com Céline Bonnier, Lysandre Ménard, Diane Lavallée.
Simone Beaulieu, mais conhecida como Madre Augustine, dirige uma escola convento para meninas nos anos 60. Ela transforma o pequeno convento em um tesouro musical e suas alunas vencem todas as competições musicais de prestígio na região. Quando sua talentosa, mas também rebelde sobrinha entra no convento e o governo ameaça fechar a escola em prol da educação pública, seu mundo vira de pernas para o ar. Ela e as demais freiras são forçadas a confrontar a modernidade e a própria Madre Augustine precisa buscar uma nova vocação em sua alma. Conseguirá ela aceitar seu passado para assim seguir seu caminho ou perecerá com a tradição?

Sessões:
● Dia 21, quarta, 20h, na Aliança Francesa de Botafogo
● Dia 26, segunda, 15h, no CINEMAISON
● Dia 24, sábado, 21h, no CINE ARTE UFF

—————–

O INSULTO (L´insulte)
2017 / 112 min / Líbano / Drama
De Ziad Doueiri.
Com Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha.
Beirute. Toni é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Assim começa um intenso desacordo que evolui para julgamento com ampla cobertura midiática e toma dimensão nacional.

Sessão única, seguida de um debate:
● Dia 23, sexta, 19h, na Aliança Francesa de Botafogo

– LOCALIZAÇÕES E INGRESSOS –

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ

Entrada Franca

Cinemaison
Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada Franca

Aliança Francesa de Botafogo
Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada Franca
(Ingressos sujeitos a lotação)