Encontro com a realizadora francesa Naïs Van Laer, filme “Vivre avec son oeil”

Nascida em 19/07/1985. Vive e trabalha entre Tarn e Paris. Naïs Van Laer se formou na Escola Nacional de Belas Artes de Valence e de Lyon, em 2008, sob a orientação do documentarista Olivier Zabat. Ela realizou diversos curtas-metragens documentais de forte engajamento social e artístico, alguns deles tendo sido exibidos no festival Géométries Virtuelles em Phnom Penh, Camboja, em 2010. Durante dois anos, até fevereiro de 2011, realizou seu primeiro longa-metragem documental. Tiers-Paysage, uma imersão no cotidiano de uma família romena, entre a França e a Romênia, que recebeu o primeiro prêmio dos Encontros do Cinema Europeu de Vannes e o prêmio do filme cidadão do Festival Écollywood, em 2012.

Apaixonada pelas ciências humanas, ela desenvolve colaborações com pesquisadores de diferentes disciplinas (sociologia, geografia social, sociolinguística) com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e de criar filmes a partir de um questionamento singular. Nesse sentido, realizou em 2015 um curta-metragem documental intitulado MétaGame, em colaboração com dois sociólogos, em torno da relação entre os territórios real e virtual.
Em 2016, ela termina Vivre avec son Oeil, um retrato íntimo e político do fotógrafo anticolonialista Marc Garanger, produzido pela SaNoSi Produções. O filme vem sendo exibido na França e no exterior.
Atualmente, ela dirige Les maîtres silencieux, um ensaio documental que questiona nossa animalidade, produzido pela MIYU Produções. Para este filme, ela desenvolve um processo de observação imersivo inédito e trabalha com um etólogo especialista em lobos.

Interessada pela transmissão do saber, ela é assistente pedagógica das formações de escrita documental dirigidas por Isabelle Marina (FÉMIS, Região Alsace, Região Central). Desde 2015, ela dirige ateliês de realização junto a diferentes públicos e realiza intervenções profissionais em escolas de cinema. Naïs é também encarregada de produção de Les Films de l’autre Cougar, que produz curtas e longas metragens de ficção para o cinema.

 

Vivre avec son oeil (54 min) SaNoSi Productions – 2016

Das violências traumáticas da guerra da Argélia aos rituais xamânicos dos povos autóctones da Sibéria, o fotógrafo Marc Garanger revelou olhares rebeldes ansiosos por uma dignidade que nós não lhes concedemos. Este retrato nos lembra que o fim da colonização histórica não significou o fim da dominação das empresas.

Apoio do CNC – COSIP, CICLIC / Région Centre e SACEM
Difusão em curso: Festival Regards sur le Cinéma du monde 2017, Festival International du Film de Femmes de Créteil 2017, FestiFrance, Brésil 2017, Mois du Doc.

Vivre avec son oeil (Viver com seu olho)
França | 2016 | 54′ | em francês (legendas em português)

Bate-Papo em francês.
Lugar: AFN – 3º andar
Dia: Sábado dia 16/09
Horário: 10h15
Entrada gratuita

Apoio: