Em sua 12ª edição, o Festival da Canção Aliança Francesa se tornou referência em música contemporânea francófona. Organizado em três etapas, candidatos de todo o Brasil têm a chance de interpretar canções francófonas e concorrer a uma viagem com acompanhante para Paris! As inscrições vão até o dia 31 de agosto no site. Os selecionados participam da semifinal no Rio de Janeiro em outubro.
O FESTIVAL
A Aliança Francesa está prestes a completar 135 anos de presença no Brasil. Para além do ensino de idioma, a Aliança Francesa oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que desejamos celebrar por meio dessa nova edição do Festival da Canção Francesa.
O Festival da Canção Francesa surgiu, pela primeira vez, em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.
Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano.
Uma das novidades dessa 12ª edição é a adoção de um novo nome para o Festival, que passa a se chamar Festival da Canção Aliança Francesa. A ideia por trás dessa mudança é valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.
O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de subir no palco, novamente, em etapas regionais, diante de um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil.
Os vencedores de cada etapa regional participarão da Final Nacional, que, nessa edição, será realizada em Porto Alegre, diante de um público estimado em mil pessoas. O grande vencedor da noite será premiado com uma viagem para Paris com bilhetes Air France, e o segundo colocado receberá um final de semana em uma unidade Club Med no país.
SOBRE A CANÇÃO FRANCESA
Impossível não conhecer uma clássica canção francesa, como La Vie En Rose, La Bohème, Ne Me Quitte Pas… São muitas as músicas em língua francesa mundialmente famosas, mas você sabia que a tradição da chanson é mais antiga do que a gente imagina? O termo começou a ser usado na Idade Média, para referir-se à música secular (não religiosa) baseada no canto. A partir do século XIX, o termo chanson française passou a significar um gênero musical específico que era definido, principalmente, pela valorização da língua francesa, com alusões aos mestres e modelos herdados da literatura poética em francês. A bem dizer, o nome “canção francófona” ou “canção em francês” seria mais adequado, pois a chanson française encontrou voz em diversos países de língua francesa, e não apenas na França.
Foi no início do século XX que a chanson française ganhou a força que tem hoje, com o surgimento de ícones da música como Charles Trenet, Édith Piaf, Charles Aznavour, Jacques Brel… Ao longo dos anos, as canções foram se reinventando, novos ritmos foram surgindo, assim como novos nomes: Sylvie Vartan, Dalida, Serge Gainsbourg, Françoise Hardy e tantos outros. Hoje em dia, a canção francesa não se limita mais a um único estilo ou local: do Canadá da pianista Coeur de Pirate ao Mali da dupla Amadou e Mariam, passando pela Bélgica de Stromae e de volta para a França de Zaz, Angèle e Louane. Como o mostram seus novos ícones, a canção francófona é tão plural quanto as culturas dos diversos povos unidos pela língua francesa.
PREMIAÇÃO
1º LUGAR – Uma viagem de 1 semana com acompanhante para Paris em voos AirFrance
2º LUGAR – Um final de semana para 2 pessoas em uma unidade ClubMed Brasil
3º LUGAR – Um jantar para duas pessoas no valor máximo de R$500
Cada Aliança Francesa organizadora das etapas regionais também oferecerá um prêmio de sua escolha para os 3 melhores candidatos nessa etapa
MAPA DE REGIÕES
O Festival, que ocorrerá em sete cidades do Brasil, tem por objetivo não só difundir a música francesa que existe em senso comum, mas sim explorar a diversidade contemporânea com diversos ritmos. Com isso, o evento também visa ampliar seu alcance, atraindo um grande público não só para as inscrições como também para apreciar o Festival.
Alianças Francesa organizadoras das semifinais regionais:
Aracaju: AFs de Maceió, Salvador, Fortaleza, Natal, João Pessoa (Estados do Nordeste)
Goiânia: AFs de Manaus, Brasília, Campo Grande, Belém (Estados do Centro-Oeste e Norte)
Belo Horizonte: AFs de Viçosa, Juiz de Fora, Ouro Preto (Minas Gerais)
Curitiba: AFs de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Londrina, Foz de Iguaçu (Paraná e Santa Catarina)
São Paulo: AFs de Araraquara, ABC, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Jundiaí, São Carlos (São Paulo)
Porto Alegre: AFs de Caxias do Sul, Santana do Livramento (Rio Grande do Sul)
Rio de Janeiro: AFs de Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Nova Friburgo, Vitória, Macaé (Rio de Janeiro e Espírito Santo)
Confira o site do evento para mais informações: http://festivaldacancaoaf.com.br/