A Aliança Francesa Niterói vai oferecer uma ampla programação de ateliês abertos ao público em fevereiro. Os encontros serão 100% on-line e os participantes farão as atividades virtualmente, acompanhados de professores.

Há opções para aprendizado lúdico com jogos diversos e também ateliês pedagógicos voltados para conversação, vocabulário e gramática.

Para participar, basta ter acesso à internet pelo computador ou celular. Os encontros são gratuitos para os alunos ativos AFN e custam R$ 30,00 para o público externo. Confira a programação e inscreva-se.

Oficina de escrita criativa

Com o professor Victor / 8 e 9 de fevereiro, das 17h às 19h  (encontros independentes) – Nível de francês: B1 e B2

Através da leitura de crônicas selecionadas do autor francês Philippe Delerm, convidamos os alunos à atividade de escrita criativa para desenvolver suas habilidades em língua francesa. E também refletir sobre os pequenos prazeres do cotidiano, depois de um ano tão difícil!

Introdução à cultura francófona/francesa

Com as professoras Fabiane e Danielle / 9 de fevereiro, das 18h às 19h, e 24 de fevereiro, das 9h às 10h (encontros independentes) – Nível de francês: Iniciantes e A1

O ateliê vai promover a descoberta de aspectos e curiosidades da cultura francófona e francesa, a partir de uma discussão em torno de clichês ligados à língua, um jogo de questões e um fórum de discussões.

O segredo dos verbos: conjugações

Com o professor Victor / 10 e 11 de fevereiro, das 17h às 19h  (encontros independentes) – Nível de francês: A2

O encontro tem como ponto de partida as dúvidas frequentes dos aprendizes da língua francesa. Você poderá também reforçar seus conhecimentos sobre as estruturas de conjugação verbal de verbos regulares e irregulares.

Falar francês não é só fazer biquinho

Com o professor Victor / 12 de fevereiro, das 17h às 19h – Nível de francês: a partir do A1.2

Tem dificuldades com a pronúncia da língua francesa? Não perca este ateliê!

As legendas malucas

Com a professora Mariana / 22 de fevereiro, das 10h às 10h40 – Nível de francês: A2

Explore sua imaginação! Neste ateliê os alunos serão divididos em duplas e irão escolher três imagens para formular as legendas mais criativas e malucas possíveis.

Conexões lógicas

Com a professora Fabiane / 22, 23 e 25 de fevereiro, das 13h às 14h30 – Nível de francês: B2

Venha revisar os diferentes grupos de conectivos através de atividades práticas! Serão trabalhadas, no primeiro dia, as ideias de causa e consequência. No segundo, as de concessão e oposição e, finalmente, no terceiro dia, as ideias de finalidade e condição. É importante o conhecimento dos modos verbais “indicatif”, “subjonctif” e “conditionnel” para um melhor aproveitamento do ateliê. Ele será dividido em três encontros, cada um independente do outro.

Um conto para chamar de seu

Com as professoras Andrea e Julia / 23 de fevereiro, das 17h às 19h30 – Nível de francês: B1 e B2

Neste ateliê você será convidado, em um primeiro momento, a participar da escolha e da leitura compartilhada de um conto francófono. E, em seguida, de uma atividade de escrita criativa a partir do conto selecionado.

Em busca da obra de arte perdida

Com a professora Mariana / 23 de fevereiro, das 10h às 10h40 – Nível de francês: B1

Reforce seus conhecimentos sobre o uso do passé composé e do imparfait! Em grupo, os alunos vão imaginar a partir das imagens e legendas, a cena de um roubo, a obra de arte roubada e a solução do assalto.

Desvende-me

Com a professora Fabiane / 24 de fevereiro, das 10h às 11h – Nível de francês: A2

Neste ateliê dinâmico, os participantes devem dar e desvendar pistas na tentativa de encontrar as palavras perdidas. Nesta versão online do jogo “Codenames”, será preciso reflexão, lógica, trabalho em equipe e, é claro, muito francês, para descobrir o mistério.

Maupassant Fantástico

Com a professora Fabiane / 24 de fevereiro, das 11h às 12h30 – Nível de francês: B2

Através da leitura de “O Horla”, um dos contos mais célebres de Guy de Maupassant, esse ateliê vai discutir a presença do fantástico em sua obra. Entre loucura e sobrenatural, a escrita sombria de Maupassant nos revela um personagem à beira de um colapso. Resta-nos compreender se uma criatura vil e sobrenatural domina esse homem ou se a ciência nos explica com toda sua racionalidade. É aconselhada a leitura prévia do conto, que poderá ser encontrado no link seguinte: http://maupassant.free.fr/pdf/horla.pdf

Mais informações e inscrições:

E-mail: secretaria@aliancafrancesa.niteroi.br

Tel: (21) 2610-3966

WhatsApp: (21) 98481-0258