A Aliança Francesa de Niterói é uma associação sem fins lucrativos, administrada por um comitê diretor local, formado por associados voluntários. Foi eleito em assembleia geral ordinária os membros do novo conselho diretor para o biênio 2021-2023. São eles: Fernando Feitoza (presidente); Rivo Gianini (vice-presidente); Liliana Marinas (tesoureira) e Suzy Silva (secretária). Eric Lahille é o nosso diretor-executivo, indicado diretamente pelo Governo Francês (Ministério das Relações Exteriores).Fernando Feitoza dos Santos é o novo presidente da Aliança Francesa de Niterói (AFN). Professor aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Letras-Francês e com especialização em Língua Francesa e Literaturas Francófonas também pela UFF, ele conta seus planos à frente da AFN.
”Juntamente com os demais colegas que fazem parte do comitê, pretendemos trabalhar para implementar todas as ações necessárias para facilitar a divulgação da língua francesa e da cultura da França e dos países francófonos. Como sabemos, a língua francesa é o idioma oficial de cerca de 30 países nos diversos continentes. Já a cultura francesa encontra-se tradicionalmente relacionada às artes, à ciência, à moda e à gastronomia, referências indispensáveis a uma formação mais abrangente, e, portanto, mais rica.
Acreditamos que o grande diferencial da Aliança Francesa de Niterói em relação aos demais cursos de francês oferecidos na nossa cidade é ter seu quadro de professores composto por profissionais devidamente qualificados. São especialistas, mestres e doutores, com vivência no exterior, e que possuem uma formação cultural específica. Por isso, capazes de acompanhar os alunos que pretendem fazer uma imersão nesse universo que costuma ser referência mundo afora. Pretendemos, assim que for possível, retomar um outro diferencial da AFN, que são os eventos culturais nas dependências da instituição, os quais sempre foram uma de suas marcas registradas. Aprender francês é mais do que dominar uma língua estrangeira. É também mergulhar em uma outra cultura. É um pensamento e um modo particular de ver o mundo”, diz o novo presidente.
Sobre Fernando Feitoza: Professor aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1976), graduação em Letras – Francês pela Universidade Federal Fluminense (2013), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Possui especialização em Língua Francesa e Literaturas Francófonas pela Universidade Federal Fluminense (2016).