A Aliança Francesa de Niterói e o Centro de Artes da UFF apresentam Tela Sonora, um cine-concerto inédito reunindo música eletrônica e curtas de animação de diretores brasileiros.

O trabalho de composição foi realizado pelos artistas Xavier Garcia e Jérôme Lopez do coletivo francês ARFI – conhecido desde os anos 80 revitalizar o conceito de cine-concerto na França e na Europa – e se baseia numa dupla escrita (eletrônica e contemporânea), incorporando elementos sonoros e culturais provenientes de pesquisas sonoras, em conexão com gravações de cantos indígenas do Brasil, bem como gravações de campo realizadas durante a última dos artistas pelo país, em 2022.

Os músicos vêm de universos artísticos complementares: Xavier Garcia, improvisador, compositor de música eletrônica, eletroacústica e contemporânea; e Jérôme Lopez, formado em músicas e percussões tradicionais, apaixonado por composições musicais eletrônicas e gravações na natureza. A duo mescla músicas da cultura “eletrônica” com obras de compositores considerados “contemporâneos” com o propósito de confrontar dois estilos de música atuais e transcender as fronteiras reputadas como intransponíveis entre esses mundos.

O cine concerto acontecerá dia 20 de junho às 20 horas no Cine Arte UFF. O ingresso custa R$ 5,00 e poderá ser adquirido na bilheteria do Centro de Artes. Você também pode garantir o seu ingresso clicando aqui.

 

O projeto Tela Sonora conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, da SPEDIDAM e das Alianças Francesas no Brasil. O coletivo Arfi é subsidiado pela DRAC Auvergne-Rhône-Alpes, pela Região Auvergne-Rhône-Alpes, pela cidade de Lyon, pela SPEDIDAM e pela SACEM.

 

0 comentários