A Aliança Francesa de Niterói e o Centro de Artes da UFF apresentam Vidéo Mallette, uma experiência de atelier seguido de uma apresentação aberta ao público.

A vídeo-maleta oferece tanto na sua essência quanto na sua forma uma abordagem artística original, em conexão com um determinado público, população ou território. É um cruzamento entre arte sonora e visual, narrativas coletadas e criação digital. Concebida inicialmente por Jérôme Lopez com o propósito de criar uma performance audiovisual, esta ferramenta acabou sendo igualmente utilizada para criações de obras artísticas coletivas e para instalações autônomas de captação de vídeo.

A vídeo-maleta é uma pequena mesa de vidro iluminada e filmada por uma câmera integrada. Ela permite a produção de uma sequência ou fluxo de vídeos a partir de fotos e objetos pessoais, manipulados pelo usuário. A imagem é capturada pelo computador antes de ser enviada de volta ao projetor de vídeo, com ou sem processamento digital. Esse fluxo ininterrupto, no qual também é possível pintar ou desenhar, é então alimentado por novas mídias, objetos, fotos, pinturas, vídeos… Também é utilizado um dispositivo de looping sonoro, que permite a difusão de diferentes sons coletados e de tratamentos acústicos para criar texturas sonoras com esses mesmos objetos.

O atelier acontecerá no dia 18 de junho, às 18h na galeria do Centro de Artes da UFF. As inscrições serão abertas ao público e limitadas a 15 participantes.

Para se inscrever, clique aqui

No dia 19 de junho, os projetos criados durante o atelier serão exibidos na galeria do Centro de Artes às 20h. A entrada é franca e aberta ao público.

0 comentários