A primeira sessão do ano do Ciné Club da Aliança Francesa Niterói faz homenagem a uma das maiores diretoras de todos os tempos: a franco-belga Agnès Varda. Ela faleceu aos 90 anos, em março de 2019. E em seis décadas de carreira, a cineasta foi fundamental para a criação da Nouvelle Vague, com filmes potentes e que marcaram seu engajamento social.
No dia 27 de março, sexta-feira, às 19h, será exibida a comédia dramática “Jacquot de Nantes” (França-1990). De Agnès Varda, com Laurent Monnier, Philippe Maron, Edouard Joubeaud, Brigitte de Villepoix e Daniel Dublet. O longa redescobre a infância de outro grande cineasta, Jacques Demy. Aliás, Demy era marido de Varda. E 1990, ano do filme, é o ano de sua morte. O evento é aberto ao público, com entrada franca. Após a exibição haverá bate-papo, com a presença do convidado especial Antonio Carlos Amâncio, mas conhecido como Tunico Amâncio. Roterista, pesquisador e professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sinopse: História de um garoto criado em uma garagem, onde todos gostavam de cantar. Em 1939, ele tinha oito anos e adorava fantoches e operetas, quando surgiu o interesse de fazer cinema, mas seu pai o fez estudar mecânica. Mesmo assim ele adquire uma pequena câmera e começa a rodar seus próprios filmes. É a evocação de uma vocação. O filme traz as memórias de Jacques Demy, sua infância feliz e adolescência teimosa, em meio aos acontecimentos da guerra e do período pós-guerra.
SERVIÇO:
Quando: 27/03 (sexta-feira), às 19h
Onde: Aliança Francesa Niterói – 3º andar
Classificação etária: 12 anos
Entrada franca – Evento sujeito à lotação