A Aliança Francesa Niterói recebe de 3 de março a 7 de abril a exposição “Às portas do Benim”. A mostra apresenta o trabalho do fotográfo Jean-Jacques Moles e retrata o cotidiano e as tradições de Benim, país africano francófono.
As 13 fotografias analógicas, em preto e branco, revelam ainda a aproximação de Jean-Jacques com os moradores, em um trabalho realizado em diversas estadias no país. Ele já fotografou também na Romênia, em Cuba e em diversos países africanos.
Serviço: A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 52 (2ª andar) em Icaraí. Visitação de 3 de março a 7 de abril de 2018. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. A entrada é gratuita. Mais informações: 2610-3966.
Conheça mais sobre o artista:
Jean-Jacques Moles gosta de viajar, mas antes de tudo valoriza o encontro. Na Romênia, ele descobriu as delícias da hospitalidade e aprendeu a reduzir a marcha para pousar seu olhar sobre o Outro. Em Cuba, ele se apega a um povoado, Viñales, e se liga a autênticos campesinos. Em 1994, ele chega a Cotonou, no rastro da Amnesty International, para lá viver grandes aventuras emocionantes. Qualquer que seja o destino, de encontros em reencontros, sua fotografia se alimenta do banal do cotidiano e da vida familiar de seus anfitriões. A edição de livros e as exposições, entre documentação e diário, permitem que ele compartilhe essa vivência.
Às portas do Benim
Longe dos fluxos turísticos, o autor vive em imersão e descobre as condições de vida africanas.
Ao longo das estadias, esse país que parecia tão secreto torna-se, pouco a pouco, familiar: o ato fotográfico é celebrado com muita confiança, com um tom sério, às vezes, até, cerimonioso.
Assim que a porta do país se fecha, parte-se com muita serenidade, rico de uma preciosa mistura de emoção e conhecimento. Chegada a separação, as imagens e as palavras poderão construir uma memória comum.