Durante os meses de maio e junho, a Aliança Francesa de Niterói recebe a exposição Le Monde Sans Fin (O Mundo Sem Fim), uma exposição eco-concebida a partir da história em quadrinhos homônima de Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain.

 

A visitação é franca e aberta ao público nos horários de funcionamento da Aliança Francesa de Niterói (R. Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí, Niterói).

Le Monde Sans Fin (O Mundo Sem Fim) é uma história em quadrinhos sobre um paraquedista que tricota enquanto come chocolate, marinheiros enjoados, dinossauros que dissertam sobre SUVs, um apóstolo radioativo, Mãe Natureza, ovos de páscoa, e, muito acessoriamente, de energia, clima, e por que o mundo é feito como ele é feito.

 

Evocar estes temas é, na verdade, evocar uma grande aventura cheia de reviravoltas e emoções: a da nossa espécie desde as suas origens. E é também falar com cada um de seu próprio destino, já que somos todos eles «moldados» por estes dois fatores essenciais que são a energia e o clima.

 

A exposição, adaptada deste álbum, ilustra o encontro e o longo diálogo entre dois autores – Jean-Marc Jancovici desempenhando o papel de guia, Christophe Blain du cândido – sobre os temas da energia: uso ao longo da história, ascensão das energias fósseis e o impacto da humanidade no seu ambiente e, em especial, no Clima. Sem dúvida, é preciso agir! Mas por onde começar, e o que fazer? Energias não carbonizadas, alimentação, transportes, urbanismo: a exposição aborda também as soluções possíveis.

 

Desde sua publicação em 2021, a história em quadrinhos Le Monde Sans Fin encontrou um enorme sucesso: é o livro mais vendido na França em 2022, com mais de 800.000 cópias. Le Monde Sans Fin foi traduzido para muitas línguas.

 

O Instituto francês quis adaptar esta BD (história em quadrinhos) sob a forma de uma exposição ecológica concebida para contribuir para a sensibilização do público para o desafio da transição ecológica, em todo o mundo, no âmbito da rede dos Institutos franceses, das Alianças francesas e dos seus parceiros.