O Make Music Day acontece hoje (21 de junho) em Niterói, das 10h às 22h, em diversos pontos da cidade. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil e conta com apoio da Aliança Francesa Niterói. O festival foi criado em 1982 com o nome de Fête de la Musique, na França, para incentivar a confraternização por meio da música. O evento contará com apresentações da Aliança Francesa Niterói no Reserva Cultural, em São Domingos, a partir das 18h.

Confiram a programação abaixo:

18h – 18h30: Duo Rita Allan & Vitor Trope (popular)

Vitor Trope: Contrabaixo, violão
Rita Allan: Voz, violino, violão

1- Habanera ( Ária da Carmem de Bizet)
Voz, contrabaixo, violino
2- Tu sais , Je vai T´aimer ( Tom Jobim)
Violão , voz e violino
3- Papapa Paris Mario Carvalho) Inédita
Contrabaixo, voz, violão
4- Ne me Qui te Pas (Jacques Brél)
Violão, voz, contrabaixo
5 – Les Feuilles Mortes ( Joseph Kosma/ Jacques Prévert)
Violão , voz, violino
Bis : Je ne Regrette Rian ( Edth Piaf)

18h50 – 19h: Maria Antonia Atarian Mohallem

Repertório: clássico, MPB

Saiba mais sobre o festival:

Em 1982, a partir de uma pesquisa que revelou que um a cada dois jovens franceses tocava um instrumento, o governo francês investiu em um projeto ambicioso de transformação da paisagem da prática musical. Uma das propostas lançadas foi de um novo conceito de festival de música, com o objetivo de valorizar todo o tipo de música, sem hierarquia de gênero ou de origem, numa busca por uma expressão de liberdade artística através do som.

Assim, foi imaginada uma grande manifestação popular, gratuita e aberta, que permitisse a todos os músicos revelarem e compartilharem a sua arte, com toda a amplitude e diversidade que a música pode alcançar, ultrapassando barreiras econômico-sociais: a Fête de la Musique.

A data simbólica do 21 de junho foi escolhida por ser o solstício de verão. O festival é um evento sem fins lucrativos que acontece geralmente ao ar livre em ruas, praças, jardins públicos ou pátios de prédios. Também é aberto a músicos de todas as idades, de qualquer estilo musical e de qualquer origem social que queiram participar voluntariamente nas apresentações públicas gratuitas.

Confira aqui as informações sobre as outras apresentações.