O projeto “+ 10 Fotografias” conta ainda com debates descontraídos, onde a fotografia e seus praticantes são o gancho e os protagonistas. No dia 31/10, às 19h, vamos receber o fotógrafo e professor universitário franco-brasileiro Pierre Crapez para o fotopapo ‘Vovo viu Verdun’, com ênfase na trajetória da família Moris Crapez. Ela é exemplar da história da Europa e de como a fotografia é capaz de superar diferenças nacionais e ser um ponto de reflexão sobre o mundo e de construção de uma cultura de paz e cooperação entre os povos.
Nascido na Argélia, então departamento da República Francesa, Pierre é filho e neto de franceses. O avô era pintor e foi recrutado para lutar a Primeira Guerra Mundial, em Verdun. A experiência brutalizante da guerra de trincheiras mudou a vida de Moris. “Quem viu Verdun não pode voltar para a pintura”, dizia. Após a vitória das forças aliadas, Moris retorna do front e ao passar por Paris conhece o Studio Harcourt. Retorna para a Argélia e relê a proposta estética e comercial de Harcourt para fundar o bem-sucedido Studio Moris. Este é “nacionalizado” após a onda de revanchismo contra os franco-argelinos. Moris perde tudo e se estabelece em Marselha como florista e tenta sem sucesso um empréstimo para retomar a vida como fotógrafo. O destino muda quando um grupo de amigos recupera câmera e parte do acervo da família Moris.
Pierre vai contar o resto da história no fotopapo e vai falar também sobre a trajetória e a potência da linguagem fotográfica para a superação das diferenças.
Quando: 31/10 (quinta-feira), às 19h
Onde: Aliança Francesa Niterói – 2º andar
Entrada franca – Evento sujeito à lotação