No dia 25 de março de 2023, A Aliança Francesa de Niterói, com o apoio dos filhos de Alcida e de sua amiga Stela Moraes, organizou um evento em homenagem a Alcida Brant, ex-professora da instituição, onde sua trajetória e vida foram celebradas. Na mesma ocasião, foi inaugurado o “Espaço Alcida Brant”, um espaço de leitura e estudo, na Aliança Francesa de Niterói, destinado à promoção da cultura francófona e francesa.
O evento recebeu cerca de 90 pessoas, que vieram celebrar aquela que impactou de alguma forma as suas vidas. Dentre elas, a família de Alcida, amigos, ex-colegas de trabalho e ex-alunos.
Quem foi Alcida Brant?
Em 1963, Alcida Caldeira Brant aceitou o convite para trabalhar na Aliança Francesa de Niterói. Tendo ingressado, aos 7 anos de idade, no Colégio Notre-Dame de Sion, Alcida passou 17 anos em imersão na língua e na cultura francesas como aluna e como professora primária, e participou do primeiro curso superior de língua e civilização francesa da Universidade de Nancy aberto no Rio.
Aos sólidos conhecimentos em língua francesa, inglesa, portuguesa e latina, Alcida, dotada de permanente interesse e curiosidade em aprender línguas, aliava consistente base em espanhol, italiano e alemão.
Especialista em Civilização Francesa, Alcida consolidou vasta cultura e invejável competência em história, geografia, filosofia, pedagogia, literatura, artes, ministrando, por mais de 40 anos, aulas de língua, literatura e civilização no Curso da Universidade de Nancy, na Aliança Francesa.
Por mais de 30 anos, foi professora de língua francesa em diversas escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro, dentre elas, os colégios Visconde de Cairu e André Maurois e, nos anos 70, teve grande desempenho, na área pedagógica, na Aliança Francesa de Botafogo.
Inestimáveis foram, sem dúvida, sua atuação pela melhoria de condições de trabalho de seus colegas junto ao Sindicato de Professores do Rio de Janeiro e sua permanente contribuição para a Associação de Professores de Francês do Rio de Janeiro, além da significativa participação junto à Coordenação Pedagógica do Município do Rio de Janeiro, na formação de professores de francês.
Autora de um livro de gramática e ortografia de francês para iniciantes, em colaboração com Lais Villanova, Alcida traduziu inúmeras obras de grandes escritores franceses, dentre os quais, Alexandre Dumas, Saint-Éxupéry e Anna Gavalda.
A medalha oferecida pela Alliance Française de Paris e as Palmes Académiques, que lhe foram outorgadas pelo governo francês, são fruto do reconhecimento por sua brilhante carreira e longa luta em prol da difusão da língua e da cultura francesas no Brasil.
Mas, acima de tudo, Alcida deixou sua marca indelével junto a gerações de alunos, que tiveram o privilégio de desfrutar das aulas daquela que consagrou a vida ao ensino: sua seriedade, sua dedicação, sua genialidade, foram inspiradoras para muitos daqueles que, seguindo seus passos, se tornaram professores de francês.
Em março de 2020, aos 90 anos de idade, Alcida, que, nas aulas presenciais, já utilizava com maestria os recursos digitais do quadro interativo, venceu novos desafios tecnológicos e passou à modalidade das aulas remotas, seguindo os preceitos impostos pela pandemia.
Em 2021, às vésperas de completar 91 anos, Alcida nos deixou. Mas seu nome fica para sempre gravado no coração de seus alunos e colegas como a grande, a querida, a inesquecível Professora de Língua e Civilização Francesa.
Stela Moraes é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ .
Por mais de 40 anos, foi professora da Aliança Francesa de Niterói, onde ocupou o cargo de Coordenadora Pedagógica.