Março é mês de festa na Aliança Francesa. No dia 20 é celebrado em todo mundo a francofonia. Momento de festejar e refletir sobre as muitas culturas unidas pela língua francesa! De acordo com a Organização Internacional da Francofonia (OIF), que completa meio século em 2020, estima-se que há 200 milhões de francófonos no mundo, espalhados pelos cinco continentes.
A Aliança Francesa Niterói preparou uma mostra gratuita de filmes: Les mardis de la Francophonie. As sessões serão às terças-feiras, às 19h. Todos os filmes são legendados em português e cada projeção será seguida de bate-papo. Confira a programação completa:
No dia 17 de março será exibido o drama HOPE “Esperança” (França – 2013). De Boris Lojkine, com Justin Wang, Endurance Newton, Nabyl Fally Koivogui e Abdessalam Hessoun. Sinopse: Enquanto atravessa o Saara em direção à Europa, Léonard, um jovem camaronês, encontra a nigeriana Hope. Unidos pelo acaso, em um mundo hostil, onde cada um deve ficar com os seus, eles vão tentar avançar juntos em uma trajetória repleta de injustiça, racismo e violência. Veja aqui o trailer.
No dia 24 de março é a vez da animação COULEUR DE PEAU: MIEL “Cor de pele: Mel” (França/Bélgica -2011). De Laurent Boileau, Jung Henin e Jung Sik-Jun. Sinopse: Após a guerra da Coréia, 200 mil crianças coreanas foram espalhadas pelo mundo. Nascido em Seul, e adotado por uma família belga, Jung é uma delas. Aos 42 anos, ele decide revisitar Seul. O filme relembra alguns momentos importantes da vida de Jung: o orfanato, chegada à Bélgica, a adolescência difícil e sua condição de estrangeiro em uma família e um país que não o pertencem. Veja aqui o trailer.
Já em 31 de março será apresentado LA MISÉRICORDE DE LA JUNGLE “A misericórdia da selva” (França/Ruanda – 2018). Drama de Joël Karekezi, com Marc Zinga, Stéphane Bak. Sinopse: Região de Kivu, na fronteira entre o Congo (ex-Zaire) e Ruanda, em 1998. Enquanto a Segunda Guerra do Congo se enfurece, o sargento Xavier, um herói de guerra de Ruanda, e o jovem soldado Faustin se perdem da sua unidade militar e se veem isolados e desamparados na maior e mais densa selva do continente. Acometidos pela fome, sede e doença, eles enfrentarão seus próprios tormentos numa luta pela sobrevivência, em um território devastado pela violência, em meio a intenso conflito armado. Veja aqui o trailer.
O tradicional Ciné Club mensal traz como atração especial no mês da francofonia uma homenagem à franco-belga Agnès Varda, uma das maiores diretoras de todos os tempos. Ela faleceu aos 90 anos, em 29 de março de 2019. Em seis décadas de carreira, Agnès foi fundamental para a criação da Nouvelle Vague.
No dia 27 de março, sexta-feira, às 19h, será exibida a comédia dramática JACQUOT DE NANTES (França – 1990). De Agnès Varda, com Laurent Monnier, Philippe Maron, Edouard Joubeaud, Brigitte de Villepoix e Daniel Dublet. Sinopse: Era uma vez um garoto criado em uma garagem, onde todos gostavam de cantar. Em 1939, ele tinha oito anos e adorava fantoches e operetas, quando surgiu o interesse de fazer cinema, mas seu pai o fez estudar mecânica. Mesmo assim ele adquire uma pequena câmera e começa a rodar seus próprios filmes. É a evocação de uma vocação. As memórias de Jacques Demy, sua infância feliz e adolescência teimosa são contadas em meio aos acontecimentos da guerra e do período pós-guerra. Veja aqui o trailer.