O jovem casal francês-malgaxe Jade Ravello e François Mailhé, que vive em Madagascar há dois anos, fizeram uma palestra na Aliança Francesa Niterói sobre esse arquipélago, que fica no Oceano Índico, distante mais de 400 quilômetros da costa africana. Eles falaram sobre a importância de preservar seu patrimônio natural, que reúne espécies de plantas e animais não encontrados em nenhum outro lugar do planeta, e também sobre a cultura tradicional de seus habitantes. Ex-colônia francesa, as línguas oficiais de Madagascar são o malgaxe e o francês. O evento foi no dia 11 de abril às 19h. Mas às 16h foi instalado um estande para exposição do artesanato malgaxe ao público niteroiense. Eles levaram também baunilha de Madagascar, que é o maior produtor e exportador mundial dessa especiaria, além de óleo de coco extraído a frio, entre outras especialidades da região.
Jade é nativa da pequena ilha de Sainte-Marie, em Madagascar, e voltou ao país de origem com o francês François para trabalharem em projetos de desenvolvimento do arquipélago, e suas riquezas naturais, como ecoturismo, proteção ambiental, pesquisas científicas sobre baleias e o desenvolvimento de um centro de kitesurf.
Curiosidades: Você sabia que 80% da fauna e flora de Madagascar não existem em nenhum outro lugar do mundo? Esta ilha do continente africano é dotada de uma riqueza natural única. Camaleões, lêmures, especiarias de todos os tipos, baobás, orquídeas, entre tantas outras belezas e atrações, Madagascar oferece aos seus visitantes a oportunidade de viver uma experiência excepcional. O país é famoso pela atenção aos detalhes e o talento de seus artesãos, capazes de transformar criativamente todos os materiais à sua disposição: madeira, pedra, pele e chifre zebu e tecido.
Confiram alguns momentos: