6 boas razões para fazer os exames DELF, DALF ou TCF
1. Estudar em uma universidade francesa
Qualquer pessoa que deseje participar do programa de intercâmbio ou bolsa de estudos deve ter pelo menos o nível B2 e ser capaz de comprová-lo.
2. Aprimorar seu currículo
Se você quiser trabalhar usando seu francês, um diploma é uma vantagem que seu empregador certamente apreciará e que pode fazer a diferença em relação a outros candidatos durante uma entrevista.
3. Manter-se motivado
Esse é provavelmente o melhor motivo. Quando se está aprendendo um idioma, às vezes chega-se a um estágio em que a motivação não é mais a mesma. A preparação para um exame será uma nova meta que deve motivá-lo!
4. Aprimore seu francês
Validar seu conhecimento é muito bom, mas não se subestime escolhendo um nível muito fácil. Busque um nível adequado que lhe permita melhorar seu francês oral e escrito.
5. Avaliar seu conhecimento
Defina seu nível e escolha o exame mais adequado para você. Esse será o momento de fazer um balanço de seu conhecimento, bem como de seus pontos fracos. É uma excelente maneira de progredir e revisar.
6. Tenha um diploma de francês oficial e reconhecido
Você vem estudando há anos, agora é hora de validar oficialmente suas habilidades e obter um diploma reconhecido!
DELF/DALF ou TCF ?
- O TCF avalia as competências linguísticas do candidato, enquanto os diplomas do DELF/DALF atestam o nível de proficiência do candidato em francês. Os exames do DELF/DALF são mais abrangentes e cobrem uma gama maior de habilidades do que o TCF.
- Com o TCF, você não precisa se preocupar com o nível do exame a ser realizado, pois o objetivo do TCF é justamente identificar o seu nível.
- O DELF/DALF é válido para toda a vida, enquanto o TCF são válidos por 2 anos.
- O DELF/DALF pode levar várias semanas para ser corrigido e são necessários no mínimo 3 meses para receber os diplomas, enquanto são necessárias cerca de 2 semanas para obter os resultados de um TCF.
- No caso do DELF, as notas obtidas no exame escrito podem ser compensadas no exame oral e vice-versa.