Maio de 1930 é um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspondências: foi a realização da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal. O piloto Jean Mermoz, o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Senegal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chegaram a Natal, no Brasil, após 21 horas de voo. Na bagagem: mais de 20 mil cartas.
Esse feito pioneiro será revisitado este ano pelo projeto “Jean Mermoz em Natal”, realizado pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil. O projeto visa redescobrir a história desta travessia histórica e permite reviver a trajetória do aviador francês Jean Mermoz, colega de outro piloto cujo nome conquistou o mundo, Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.
A travessia inédita encurtou a distância entre a Europa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil a bordo dos navios a vapor passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas.
O projeto Jean Mermoz em Natal incluiu uma programação cultural diversificada, com uma conferência sobre essa primeira travessia aérea do Atlântico com correio postal, o lançamento de um selo comemorativo, a edição da primeira biografia do aviador em português, além da inauguração de uma escultura do hidroavião Comte-de-la-Vaulx em Natal, da organização de uma exposição totalmente online com documentos históricos que resgatam esse momento do século XX e do lançamento de um livro destinado ao público infantil: No ar…um ás.
Estudantes de literatura francesa e história, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam de uma conferência com três palestrantes: Mônica Corrêa – diretora da Associação Mémoire de l’Aéropostale no Brasil, autora do livro infantil “No ar…um ás”; Roberto da Silva – autor da biografia “Jean Mermoz”. Raimundo Arrais – professor do Departamento de História da UFRN.
A conversa será conduzida por François Weigel, professor de língua e literatura francesa na UFRN. A conferência será transmitida ao vivo pelo canal youtube da Embaixada da França no Brasil. O público em geral está convidado a assistir e participar com perguntas e comentários. Será nesta quarta, 23, às 14h30, no Youtube da Embaixada da França no Brasil.